SOBRE A FORMAÇÃO DE UM(A) PSICANALISTA

SOBRE A FORMAÇÃO DE UM(A) PSICANALISTA

SOBRE A FORMAÇÃO DE UM(A) PSICANALISTA 1599 1599 suporte nbp

A Psicanálise no Brasil é um curso livre de acordo com a CBO 2515.50 – Classificação Brasileira de Ocupações, no Ministério do Trabalho e Emprego – Portaria 397/TEM de 09/10/2002. Ainda, com o desejo de encerrar a ignorância de muitos sobre a exigência de curso superior para tornar-se psicanalista, compartilho a escrita de Sigmund Freud, pai da Psicanálise em (1919/1974), no texto “Sobre o Ensino da Psicanálise na Universidade”:
É indubitável que a incorporação da psicanálise ao ensino universitário significaria uma satisfação moral para todo psicanalista, mas não é menos evidente que este pode, por seu lado, prescindir da Universidade sem menosprezo algum para sua formação. Com efeito, a orientação teórica que lhe é imprescindível ele a obtém mediante o estudo da bibliografia respectiva e, mais concretamente, nas sessões científicas das associações psicanalíticas, assim como pelo contato pessoal com os membros mais antigos e experimentados das mesmas. Quanto a sua experiência prática, fora aquela adquirida através de sua própria análise, poderá alcançá-la mediante tratamentos efetuados sob controle e guia dos psicanalistas mais reconhecido. (p. 251)

Freud segue dizendo:
” … Cabe afirmar que a Universidade só pode se beneficiar com a assimilação da psicanálise em seus planos de estudo” (Freud, 1919/1974, p. 353).

Freud também enuncia o conhecido tripé da psicanálise (Análise Pessoal, Conhecimento Teórico e Supervisão).

Aurélio Gonzales / @aurelio.gonzales
Diretor e Psicanalista do NBP-Núcleo Brasileiro de Psicanálise

plugins premium WordPress